top of page
Buscar

Sensibilidade à luz pode indicar doenças

Autor: Jomar Cleison Rezende


Desconforto visual, piscar excessivamente os olhos diante de luz intensa, ardência, lacrimejamento, e dor ocular são alguns dos sinais de fotofobia.



Fotofobia é o nome dado a sensibilidade excessiva à claridade e a luz solar. De acordo com o oftalmologista Jomar Rezende, as células fotossensíveis da retina são hiperestimuladas pelo excesso de luz, provocando desconforto visual e rejeição à luminosidade. “Pode ocorrer em olhos normais e naqueles com patologia, principalmente doenças na córnea e anormalidades pupilares. Essas anomalias podem ser ceratites, alergias, infecções, olho seco, midríase (pupila dilatada), aniridia (ausência da íris) e cicatrizes”, diz.


A fotossensibilidade provoca desconforto visual, piscar excessivo e fechamento do olho na luz intensa, chegando ao blefaroespasmo (contração involuntária das pálpebras). Além desses, ardência, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e dor ocular podem estar presentes quando associadas a uma doença ocular. As fontes de luminosidade são as luzes solar, fluorescente, incandescente, chamas de velas ou incêndios. As pessoas que tentam manter os olhos abertos notam um excessivo lacrimejamento. A fotofobia pode surgir em qualquer pessoa, independente da idade, atacando principalmente as de olhos e peles mais claras. Esses indivíduos possuem maior disposição para a sensibilidade ao excesso de luz.


Quando há uma patologia ocular, esta deve ser tratada o mais rápido possível. Para olhos de cores mais escuras, cabe a proteção perante a incidência da radiaçãoo solar, com lentes fotossensíveis. Deve-se ter cuidado com as lentes de contato. A manutenção delas é essencial para evitar a fotofobia. É preciso fazer higiene adequada das lentes todos os dias e evitar usá-las horas a fio.


Para combater o desconforto causado pela fotossensibilidade, Dr. Jomar Rezende aconselha procurar um oftalmologista. Ele orientará sobre as melhores alternativas, principalmente no que tange ao exame completo dos olhos.


Quando a fotofobia não é causada por doença ocular, é recomendável usar óculos escuros, lentes fotocromáticas ou polarizadas e lentes de contato filtrantes.

1.214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page